Menu

Aprofundamento da Fé

     Catequese
     Alicerce

Celebração da Fé

     Liturgia

Missão

     Conselho Pastoral
     Gestão da Casa
     Missões
     Cultura

Outras Opções

     Links
     Sugestões
     Envio de Notícias
     Livro de Visitas

Grupo Justiça e Paz

 

J.J.P.V (Jovens pela Justiça e Paz do Prior Velho) - Apresentação

Tudo surgiu da vontade do Padre Valentim, nosso pároco, em levar um grupinho de jovens a uma Conferência que se realizou no dia 11 de Novembro, organizada pela Comissão Justiça e Paz, no Seminário Missionário do Verbo Divino.

Foram seleccionados 8 jovens, designadamente:
   - Ana Catarina Santos
   - Ana Isabel Rocha
   - Bernardo
   - Cátia Filipa Alves
   - César Silva
   - Ricardo Caetano
   - Rosângela
   - Sara Miguéns

Sinceramente, quando lemos o programa do dia da conferência que consistia na apresentação dos seguintes temas: «As Assimetrias Mundiais», «As relações entre o Norte e o Sul» e «Alternativas para um Estilo de Vida Justo e Responsável», pareceu um pouco estranho o facto de terem sido na sua maioria escolhidas pessoas que à partida seguem estudos que nada têm a haver com a Economia, como por exemplo, Artes e Ciências.

As apresentações correram todas muito bem com uns jogos e vídeos pelo meio para nos mostrar, de uma forma mais prática, o que acontece todos os dias na economia quer nacional quer internacional pois ambas estão totalmente dependentes umas das outras.

Depois de termos visto os escandalosos números relativos a despesas fúteis que poderiam servir para acabar com a fome no mundo, a miséria que os produtores recebem pela sua produção que muitas vezes os leva à falência e o mal que andamos a fazer ao nosso planeta com a quantidade de lixo que produzimos todos os dias consciente ou inconscientemente, reparamos que nos andamos a autodestruir, porém se o mundo mergulhar numa onde de calor, se os glaciares derreterem e engolirem terra isso de certeza não vai acontecer no outro lado do mundo mas sim em toda a parte sem excepções.

À partida ao chegarmos a estas conclusões é muito triste pensar que já pode ser tarde demais para mudar esta realidade... Mas isso não é verdade, disse-nos a conferencista Joana, todos podemos começar a fazer a diferença a qualquer momento.
Em suma, foi com esta ideia de «...começar a fazer a diferença por mais pequena que ela seja.» que decidimos formar este grupo e começar a desenvolver alguns projectos, como por exemplo, a Banca de Comércio Justo ao qual as pessoas têm aderido muito bem e outros que surgirão futuramente.

Actualmente já temos um novo membro, o José Carlos Duarte, que mostrou interesse e vontade para se juntar a nós e também ele contribuir com as suas ideias, tempo e força para nos ajudar a fazer a tal diferença de que tanto precisamos para tentar mostrar ao resto do mundo que a Justiça, a Paz e Igualdade não são meras utopias mas sim objectivos que mesmo a longo prazo podem ser atingidos basta querermos e nunca deixar baixar a cabeça no primeiro, segundo... sinal de insucesso.

Voltar para a página anterior